Curso e Exame
Normativa
A Associação Brasileira da Avaliação Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO) realizará, nos dias 29 e 30 de agosto de 2025, o Curso e Exame de Habilitação em Densitometria Óssea Abrasso, no Centro de Convenções Rebouças, Rua Rebouças, 600 - São Paulo – SP.
1. Objetivo e Público-alvo
O programa visa prover uma atualização aprofundada em densitometria óssea e osteoporose a médicos de diversas especialidades.
2. Carga Horária
A carga horária consiste em 13 (treze) horas-aulas distribuídas em uma trilha preparatória assíncrona online e outro momento presencial, versando sobre tópicos relacionados à densitometria óssea por DXA e aspectos clínicos e terapêuticos da osteoporose.
3. Vagas
O número de vagas é limitado a 45 participantes.
4. Programa Científico
Após a confirmação da sua inscrição, você terá acesso à plataforma da ABRASSO. Sugere-se fortemente que você assista todas as aulas antes das aulas presenciais. Você poderá assistir as aulas quando e quantas vezes quiser e ficará disponível por 30 dias após o encerramento do curso.
Os tópicos das aulas que compõem a trilha assíncrona online são:
- Aula 1 - Ciência radiológica no exame DXA (Dual X-Ray Absorptiometry)
- Aula 2 - Fisiologia óssea e fisiopatologia osteoporose
- Aula 3 - Avaliação óssea e Investigação etiológica diagnóstica da osteoporose
- Aula 4 - Manejo não farmacológico da osteoporose
- Aula 5 - Manejo farmacológico da osteoporose - Antirreabsortivos
- Aula 6 - Manejo farmacológico da osteoporose - Anabólicos
- Aula 7 - Manejo farmacológico da osteoporose - Terapia Hormonal da Menopausa e Moduladores Seletivos do Receptor Estrogênico (SERM)
E a programação da aula presencial será:
1º Dia - 29/08/2025
2º dia - 30/08/2025
5. Material Didático
A apostila oficial do curso consiste numa sequência dos slides das aulas. Os inscritos podem optar por recebê-la antecipadamente. Neste caso, o valor de postagem será cobrado à parte e incluso no boleto de pagamento, conforme cada destino e será enviada a partir de 01 de outubro de 2024.
Importante: O envio antecipado da apostila será realizado somente para pagamentos confirmados até o dia 01 de agosto de 2025.
6. DA PROVA – EXAME DE CERTIFICAÇÃO EM DENSITOMETRIA ÓSSEA POR DXA - ABRASSO
6.1 Consiste em prova escrita de múltipla escolha, com 50 (cinquenta) questões. O exame é válido perante o Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR), sendo apenas um dos pré-requisitos para obtenção do Título de Área de Atuação em Densitometria, conforme Normativa do CBR. Recomendamos para um melhor desempenho no Exame de Certificação, que o candidato conheça o material e os requisitos antes de realizar o curso.
6.2. Data: 16 de fevereiro de 2025 (domingo).
6.3. Horário: 09h:00 (horário de Brasília). NENHUM ATRASO SERÁ TOLERADO.
6.4. Duração da Prova: 02 (duas) horas.
6.5. A prova será composta de 50 (cinquenta) questões de múltipla escolha, com 5 (cinco) alternativas cada.
6.6. Constatada eventual irregularidade na inscrição, a participação será automaticamente cancelada, independentemente de qualquer formalidade, considerados nulos todos os atos dela decorrentes.
6.7. Somente será permitida a participação nas provas nas respectivas datas e horários constantes na presente Normativa.
6.8. Toda menção de horário obedecerá ao horário de Brasília.
6.9. Não será permitida, em nenhuma hipótese, a realização da prova fora da forma aqui estabelecida.
7. CRITÉRIOS PARA APROVAÇÃO
O candidato será considerado aprovado se obtiver o mínimo de 70% de respostas corretas na prova teórica, ou seja, o candidato deve acertar pelo menos 35 testes de múltipla escolha para a aprovação.
8. DO RECURSO
8.1 - Caberá recurso da prova teórica, a ser interposto de forma manuscrita em formulário disponibilizado pela ABRASSO, logo após a divulgação do gabarito oficial, conforme cronograma do Curso. O gabarito oficial será liberado para os participantes após o encerramento do horário da prova.
8.2 - Os recursos deverão conter a identificação do candidato e a impugnação específica das questões objeto da pretendida revisão, com respectiva fundamentação.
8.3 – O recurso deverá ser preparado e redigido pelo próprio candidato e enviado individualmente. Se houver indícios de que foi preparado por terceiros ou utilizado coletivamente por mais de um candidato, será facultado à banca examinadora desconsiderá-lo.
8.4 O recurso será analisado por profissional técnico habilitado, previamente integrante da banca examinadora.
8.5 - Os pontos relativos às questões eventualmente anuladas serão atribuídos a todos os candidatos presentes na prova, independentemente de formulação de recurso.
8.6 - Não serão conhecidos os recursos interpostos fora da forma e dos prazos estipulados nesta Normativa, inclusive aqueles realizados por e-mail, correio, fax, e-mail, telefone ou similares.
8.7 – O deferimento ou indeferimento do recurso não será passível de reconsideração.
8.8 – A banca examinadora poderá alterar o gabarito devido aos recursos apresentados, antes da divulgação do resultado. Neste caso, não haverá possibilidade de recurso posterior para uma questão cujo gabarito tenha sido alterado, uma vez que a questão terá sido criteriosamente analisada pela banca examinadora.
8.9 – O prazo para resposta do recurso é de até 15 dias úteis.
8.10 – A resposta do recurso será enviada para o e-mail cadastrado do candidato no ato da inscrição.
9. INSCRIÇÃO
9.1. Os valores estão descritos no Quadro abaixo:
*apresentar declaração de pagamento.
**apresentar comprovante emitido pela entidade em papel timbrado.
***para quem fez o curso no ano de 2023 e 2024, respeitando a validade.
9.2. As inscrições deverão ser efetuadas no período de 18 de novembro de 2024 até o dia 18 de agosto de 2025, no portal www.soasp2025.com.br.
Importante: O envio antecipado da apostila será realizado somente para pagamentos confirmados até o dia 01 de agosto de 2025.
9.3. O pagamento da taxa de inscrição poderá ser efetuado através de cartão de crédito no ato da inscrição (pela internet), até a data limite do encerramento (vencimento 01 de agosto de 2025).
9.4. Os inscritos na categoria RESIDENTES e PÓS-GRADUANDOS só terão a inscrição deferida quando enviarem para o e-mail secretaria1@abrasso.com.br certificado de conclusão de residência médica ou de pós-graduação, expedido pela instituição competente. A garantia da vaga no curso estará assegurada mediante a ordem de efetivação bancária, dentro do prazo estabelecido para pagamento.
10. CANCELAMENTO DA INSCRIÇÃO
O cancelamento da inscrição deverá ser solicitado por escrito para o e-mail abrasso@abrasso.org.br até 23 horas e 59 minutos do dia 31 de janeiro de 2025. No texto devem constar os dados bancários (incluindo CPF e RG do inscrito) além de uma breve justificativa e requerimento de restituição da quantia paga. A ABRASSO se reserva o direito de deduzir do valor de inscrição pago a ser restituído, o percentual de 20% (vinte por cento) para custeio de encargos administrativos. No caso de já ter ocorrido a postagem da apostila para o inscrito via Correios, além da retenção dos 20% do valor de inscrição prevista acima, a ABRASSO deduzirá o valor dispendido na postagem e adicionais R$ 1.000,00 (mil reais) por apostila, independentemente da devolução da(s) mesma(s).
A não participação no curso e/ou na prova, exceto nos casos de comunicação prévia dentro das condições expostas acima, não gera direito à restituição de qualquer valor ou crédito para futuras participações. A devolução dos valores será efetuada em até 30 (trinta) dias corridos, contados a partir da data da realização da prova.
11. CANCELAMENTO DO CURSO
A ABRASSO se reserva o direito de cancelar ou adiar o curso e a prova em caso de calamidade pública ou motivo de força maior, independente da vontade ou ação das partes, que venha a impedir sua a realização.
Nessa situação, a ABRASSO reembolsará integralmente os valores pagos no prazo de até 30 (trinta) dias corridos, contados a partir da data prevista para a realização da prova.
A ABRASSO não se responsabiliza por quaisquer outros prejuízos decorrentes do cancelamento, incluindo gastos com transporte, hospedagem, alimentação e cancelamento de agenda de trabalho do profissional inscrito no curso.
12. CONTATOS ABRASSO
Telefones: (11) 3253-6610 / (11) 91192-3393 (WhatsApp)
E-mails: abrasso@abrasso.org.br e secretaria1@abrasso.org.br